Comitê Científico

Walter Leal
Walter Leal Filho - Hamburg University of Applied Sciences (Alemanha) - Manchester Metropolitan University (Inglaterra)

https://www.researchgate.net/profile/Walter-Filho-9

O professor Walter Leal ocupa as cátedras de Gestão de Mudanças Climáticas na Universidade de Ciências Aplicadas de Hamburgo (Alemanha) e Meio Ambiente e Tecnologia na Universidade Metropolitana de Manchester (Reino Unido). Dirige o Centro de Pesquisa “Sustainability Development and Climate Change Management”. Seus principais interesses de pesquisa estão nas áreas de desenvolvimento sustentável e mudanças climáticas, incluindo também aspectos de mudanças climáticas e saúde.

osvaldo
Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas - UFF - Brasil

http://lattes.cnpq.br/9953503354410892

Engenheiro Civil, Mestre na Engenharia Civil e Doutor em Engenharia de Produção. Doutorado com foco em processo decisório para escolhas de fornecedores na cadeia produtiva, pela COPPE – UFRJ. Experiência na área de Planejamento e Controle da Produção e Sistemas de Gestão integrados (Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança e Saúde do Trabalho). Professor Titular da Universidade Federal Fluminense na Escola de Engenharia, UFF.

IMG-7404-Marcelo-Jasmim-Meirino
Marcelo J. Meiriño - UFF - Brasil

http://lattes.cnpq.br/1209386477961973

Arquiteto e Urbanista pela UFRJ; Mestre e Doutor em Engenharia Civil pela UFF. Engenheiro de Segurança do Trabalho. Especialização em Eficiência Energética. Atual Coordenador do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão MSG UFF; Coordenador no Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF); Professor do Departamento de Engenharia Civil da Escola de Engenharia da Universidade Federal Fluminense UFF; Professor do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis PPSIG UFF e do Programa de Mestrado em Sistemas de Gestão MSG UFF.

81b71f7a35f2bbe84631156a6db1fa84
Kıymet Tunca Çalıyurt - Universidade de Trakya - Turquia

https://personel-en.trakya.edu.tr/kiymetcaliyurt/#.YnKNuPPML7d

Membro da Faculdade de Administração de Empresas e Economia da Trakya University. Formou-se na Faculdade de Administração de Empresas e Economia da Universidade de Marmara, Istambul, Turquia. Seu mestrado e doutorado são em Contabilidade e Finanças pela Universidade de Marmara. Seus interesses de pesquisa são em contabilidade, auditoria externa, exame de fraude, responsabilidade social corporativa, governança corporativa, ética empresarial, responsabilidade de sustentabilidade com especial interesse em empresas de saúde, ONGs, gestão de aviação e empresas agrícolas.

WhatsApp Image 2022-05-25 at 19.41.17
David Nunes Resende - Universidade de Aveiro-ESTGA - Portugal

https://orcid.org/0000-0001-7206-9021

O Dr. Resende leciona na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda da Universidade de Aveiro em Portugal 
Seus interesses de pesquisa incluem gerenciamento de transferência de tecnologia, políticas de inovação e inovação centrada no usuário no paradigma de inovação aberta. Concluiu o Pós-Doc em 2014 no IC2 Institute – University of Texas at Austin.

Dr. Resende formou-se em Engenharia Eletrônica (1985). Sua carreira profissional começou no Rio de Janeiro como engenheiro eletrônico em grandes empresas (informática e indústria de telecomunicações) e, ao mesmo tempo, abriu sua primeira empresa em 1986 (deixou esta empresa em 1989). Em 1992 foi para a Siemens em Lisboa para trabalhar como Engenheiro de Software, depois foi para a indústria da aviação como Engenheiro de Hardware. Em 1993 criou a sua segunda empresa na indústria informática, da qual saiu em 2003. A sua carreira acadêmica e iniciou-se em 1999 com o Mestrado em Inovação e gestão do conhecimento.

FOTO-EU0-Sergio-Luiz-Braga-Franca
Sergio Luiz Braga França - UFF - Brasil

http://lattes.cnpq.br/9900648217984726

Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Engenheiro Civil (UFF). Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Professor Associado II do Departamento de Engenharia Civil (UFF). Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). Professor credenciado no Programa de Pós-graduação em Sistemas de Gestão (LATEC/UFF). Desde 2004 atua em projetos de P&D nas áreas de Sustentabilidade, Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social e Segurança do Trabalho.

gilson editada
Gilson Brito Alves Lima - UFF - Brasil

http://lattes.cnpq.br/2248567464602970

Engenheiro Civil. Possui Especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Extensão em Gestão Ambiental Empresarial e em Ciclo de Estudos de Políticas e Estratégia, Mestrado em Engenharia Civil e Doutorado em Engenharia de Produção (COPPE/UFRJ, 2000). Professor Titular do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal Fluminense. Possui diversas publicações nacionais e internacionais em eventos e em periódicos científicos de alto impacto. Atua nas áreas de Ensino, Pesquisa e Extensão, através de projetos de pesquisa, formação e desenvolvimento tecnológico, com ênfase nos seguintes temas da Gestão Tecnológica Industrial e de Serviços: Análise de Risco, Segurança de Processos, Meio Ambiente, Manutenção e Confiabilidade Industrial.

Zotes
Luis Perez Zotes - UFF - Brasil

http://lattes.cnpq.br/9648922160710438

Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas da Administração Geral, com ênfase em Administração Financeira, Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos, bem como em áreas da Engenharia Civil e da Engenharia de Segurança. 

julio-Julio-Vieira-Neto
Julio Vieira Neto - UFF - Brasil

http://lattes.cnpq.br/8052370131852533

Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistema de Gestão (UFF), Pós-Graduação com MBA em Organização e Estratégia, e MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças onde ministra as disciplinas: Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos. Nos cursos de MBA ministra as disciplinas: Finanças Corporativas, Planejamento Estratégia e Métodos Quantitativos aplicados a Gestão Organizacional: Nos Cursos Stricto Sensu ministra as disciplinas: Analise do Ciclo de Vida, Relato Integrado, Bibliometria e Metodologia Quali-quantitativa. Pesquisador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão, ambos pela UFF

rosley
Rosley Anholon - UNICAMP - Brasil

http://lattes.cnpq.br/0239325360095146

Engenheiro Mecânico, Mestre, Doutor em Engenharia de Materiais e Processos de Fabricação. Todos os meus títulos foram conferidos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possuo experiência em Gestão das Operações, Sustentabilidade, Mecanismos de Incubação de Empresas e Ensino de Engenharia, temáticas para as quais me dedico à pesquisa. Atualmente sou docente nível MS 5.1 do Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp em regime RDIDP (Professor Associado I).

Izabela
Izabela Simon Rampasso - Universidad Católica del Norte (UCN) - Chile

http://lattes.cnpq.br/2975126852745797

Professora e pesquisadora da Universidad Católica del Norte (UCN – Chile), desenvolvendo pesquisas principalmente nas áreas de sustentabilidade; ensino de engenharia; e gestão de sistemas produtivos. Possuo graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2014), Mestrado (2017) e Doutorado (2019) em Engenharia Mecânica, na área de Materiais e Processos de Fabricação, pela Faculdade de Engenharia Mecânica da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pós-doutorado na Universidade Federal Fluminense (2019-2021 – PNPD/CAPES – Doutorado de Sistemas de Gestão Sustentáveis). 

DANIEL
Daniel Luiz de Mattos Nascimento - University of Jaén - Espanha

http://lattes.cnpq.br/0001752124767701

Engenheiro de Produção, Mestre em Montagem Industrial na Engenharia Mecânica e Doutor em Sistema de Gestão Sustentáveis. Possui Pós-Doutorado em Engenharia Industrial pela PUC-Rio. Desenvolve pesquisas em Associação com professores da UNICAMP, Universidade de Hamburgo (Alemanha); University of Derby (Reino Unido); University of Teneesse (USA); PUC-Rio; e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Experiência na área de Building Information Modeling (BIM), Cadeia de Suprimentos, Manufatura, Gerenciamento de Operações, Indústria 4.0 e Lean Systems. Mais  de 14 anos experiência profissional na indústria da construção civil e de petróleo e gás, além disso, em empresas de projeto e execução de engenharia. Professor permanente do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão e do Mestrado Profissional em Montagem Industrial da Universidade Federal Fluminense.

TORTORELLA
Guilherme Luz Tortorella - University of Melbourne - Austrália

http://lattes.cnpq.br/5104953457585951

Professor Adjunto da Engenharia de Produção na Universidade Federal de Santa Catarina, realizou Pós-Doutoramento em Sistemas de Produção, Doutorado em Engenharia de Produção, Mestrado em Sistemas de Produção, Especialização em Gestão Empresarial na Escola de Administração e formado em Engenharia Mecânica (2003), todos estes na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Possui experiência na área de Sistemas de Produção e Sistemas de Qualidade. Além disso, possui 12 anos de experiência na indústria automotiva com vivência internacional em capacitações em México, Inglaterra, EUA e Uruguai. Pertencente aos Laboratórios de Produtividade e Melhoria Contínua e de Simulação de Sistemas de Produção, e é líder do grupo de pesquisa do CNPq intitulado “Produtividade e Melhoria Contínua”.

Sidney Luiz de Matos Mello
Sidney Luiz de Matos Mello - UFF - Brasil

http://lattes.cnpq.br/4554184513868631

Geólogo pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador Visitante no Lamont-Doherty Earth Observatory (1984-1985), Mestre em Geologia (1993), pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e PhD (1999) em Geofísica Marinha pela School of Earth Sciences/University of Leeds. Pós-Doutorado na Universidade da Bretanha Ocidental. Ex-Reitor da Universidade Federal Fluminese, atualmente, Gestor Sênior de Pesquisa e Pós-Graduação na Faculdade Cesgranrio. Experiência com carreira desenvolvida em cargos estratégicos como: Reitor da Universidade Federal Fluminense – UFF, Representante do Brasil em Comissões Internacionais nas áreas de Geologia e Geofísica marinha, Membro do comitê executivo da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES/ Ministério da Educação no Programa Internacional de Perfuração dos Oceanos (IODP), Secretário Regional da Organização Universitária Interamericana (OUI) no Brasil, Membro Centro de Excelência para o Mar Brasileiro – Cembra. Professor Titular e Pesquisador da Universidade Federal Fluminense na área da Educação e Ciências do mar, com foco em estudos costeiros e oceânicos, com uma extensa lista de publicações no Brasil e exterior. 

Coordenadores de área

COORDENADORES DE ÁREAS TEMÁTICASINSTITUIÇÃO
Annibal Parracho Sant’AnnaUniversidade Federal Fluminense
António Ramos PiresUniversidade de Évora (Portugal)
Aparecida Laino EntrielUniversidade Federal Fluminense
Carlos Francisco Simões GomesUniversidade Federal Fluminense
Cristiane Friggo e BarrosUniversidade Federal Fluminense
Dirceu da SilvaUNICAMP
Douglas Thiago da Silva AlvesPetrobras – Petróleo Brasileiro S.A.
Edison Cesar de Faria NogueiraIFRJ
Eliana Napoleão Cozendey da SilvaENSP / FIOCRUZ
Elisabeth BritoUniversidade de Aveiro (Portugal)
Gilson Brito Alves LimaUniversidade Federal Fluminense
Helton Luiz Santana OliveiraPetrobras – Petróleo Brasileiro S.A.
Izabela Simon RampassoUniversidad Católica del Norte (Chile)
James HallUniversidade Federal Fluminense
Jose Rodrigues de Farias FilhoUniversidade Federal Fluminense
Julio Vieira NetoUniversidade Federal Fluminense
Leticia Helena Medeiros VelosoUniversidade Federal Fluminense
Luis Perez ZotesUniversidade Federal Fluminense
Luiz Octavio GaviaoEscola Superior de Guerra (ESG)
Marcelo J.MeiriñoUniversidade Federal Fluminense
Margarida SaraivaUniversidade de Évora (Portugal)
Osvaldo Luiz Gonçalves QuelhasUniversidade Federal Fluminense
Patricia Pereira PeraltaINPI
Priscilla Cristina Cabral RibeiroUniversidade Federal Fluminense
Renata Gonçalves FaiscaUniversidade Federal Fluminense
Sergio Luiz Braga FrançaUniversidade Federal Fluminense
Sergio Ricardo da Silveira BarrosUniversidade Federal Fluminense
Stella Regina Reis da CostaUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

Avaliadores
NomeInstituição
ADEILDO PEREIRA DOS SANTOS FILHOPetrobras
ALBERTO ALMEIDAComissão Nacional de Energia Nuclear
ALBERTO EDUARDO BESSER FREITAGUniversidade Candido Mendes
ALEX VAZZOLERSenai Cetiqt
AMÉRICO DA COSTA RAMOS FILHOUniversidade Federal Fluminense
ANDRÉ ANDRADE LONGARAYUniversidade Federal do Rio Grande
ANDRÉ CANTARELI DA SILVAUniversidade Federal Fluminense
ANDRE LUIS POLICANI FREITASUENF
ANDREI BONAMIGOUniversidade Federal Fluminense
APARECIDA LAINO ENTRIELSOCIEDADE BRASILEIRA DE GESTÃO DO CONHECIMENTO
ARNALDO J SANTIAGOUERJ
CARLOS ALBERTO MARTINS FERREIRAUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CARLOS FRANCISCO SIMOES GOMESUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CARLOS FREDERICO DE OLIVEIRA BARROSUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
CELIA REGINA DO NASCIMENTO DE PAULAGrupo de Estudos sobre Novas Tendências Sociais – GENTES
CELSO DA SILVA GOMESFaculdade Arthur Dá Earp
CHRISTIANE WAGNER MAINARDES KRAINERUniversidade Tecnológica Federal do Paraná
DANIEL VIDAL PEREZEmbrapa
DANIELA LIMA FURTADOPrefeitura do Rio de Janeiro
DAVID RESENDEUniversidade de Aveiro
DEOSIR FLÁVIO LOBO DE CASTRO JÚNIOR 
DOUGLAS THIAGO DA SILVA ALVESPetrobras
ÉDER JÚLIO ROCHA DE ALMEIDAUniversidade Vale do Rio Verde
EDISON CESAR DE FARIA NOGUEIRAIFRJ
EDWIN BENITO MITACC MEZAUniversidade Federal Fluminense
ELIE CHAHDAN MOUNZERUniversidade Federal Fluminense
ELISABETE COENTRÃO MARQUESUFRRJ
FÁBIO RIBEIRO DE OLIVEIRAUniversidade Federal da Bahia – UFBA
FERNANDO FUKUNAGAPUC-SP
FERNANDO NEVES PEREIRACentro Federal de educação tecnológica
FLÁVIO ISSAO KUBOTAUniversidade Federal do Paraná
FLÁVIO SIVA MACHADOUniversidade Federal Fluminense
GERALDO DE SOUZA FERREIRAUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – Universidade Federal Fluminense
GIANNE CRISTINA DOS REIS 
GILSON B A LIMAUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
HÉCTOR NAPOLEÃO COZENDEY DA SILVASenai CETIQT
HELTON LUIZ SANTANA OLIVEIRAPetróleo Brasileiro S.A. – Petrobras
HENRIQUE REGO MONTEIRO DA HORAIFFluminense
INAYARA VALÉRIA DEFREITAS PEDROSO GONZALEZUniversidade Federal do Espírito Santo
IRCE FERNANDES G. GUIMARÃESUniversidade Federal de Ouro Preto
IVANDO SILVA DE FARIAUniversidade Federal Fluminense
IZABELLA CHRISTYNNE RIBEIRO PINTO VALADAOUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
IZABELLA PESSOA DE CASTROUniversidade Federal Fluminense
JANIE GARCIA DA SILVAUniversidade Federal Fluminense
JEFFERSON AUGUSTO KRAINERUnifacear
JEFFERSON DE SOUZA PINTOIFSP-BRA
JULIANA PESSINUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
JULIANNE ALVIM MILWARD DE AZEVEDOUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiro
JULIO CARLOS MORANDIUNESA
JULIO CESAR DE FARIA ALVIM WASSERMANÁguas do Rio
JULIO VIEIRA NETOUniversidade Federal Flumiense
KARINE ARAUniversidade Federal de Ouro Preto
LETICIA HELENA MEDEIROS VELOSOUniversidade Federal Fluminense
LINCOLN CAMPELO DIASTHERMIC ENGENHARIA LTDA
LUANA DAS GRAÇAS QUEIROZ DE FARIAS FARIASIFBA e na Holos Treinamentos
LUIS PEREZ ZOTESUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
LUIS ROBERTO ARRUDAFGV
LUIZ ALBERTO DUNCAN RANGELUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
LUIZ ANTONIO DA PAZ CAMPAGNACAnhanguera Niteroi
LUIZ ANTONIO VIEIRA CARNEIROUniversidade Federal Fluminense
LUZ DELICIA CASTILLO VILLALOBOSUTFPR
MARCELO J. MEIRIÑOUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
MARCONE JAMILSON FREITAS SOUZAUniversidade Federal de Ouro Preto
MARCOS TAVARES CARNEIROFiocruz
MARIA ALICE CHAVES NUNES COSTAUniversidade Federal Fluminense
MARIA APARECIDA DE SA XAVIERUerj
MARIA HELENA TEIXEIRA DA SILVAUniversidade Federal Fluminense
MARISTELA SOARES LOURENÇOUniversidade Federal Fluminense
MARLENE JESUS SOARES BEZERRAUERJ/ZO
MAYRA SOARES PEREIRA LIMA PERLINGEIROUniversidade Federal Fluminense
MIRIAN PICININI MÉXASUniversidade Federal Fluminense
NATÉRCIA FONSECA DE CARVALHO DA SILVAInstituto Nacional da Propriedade Industrial -INPI
NELSON ROBERTO DE ALBUQUERQUE BEZERRAFAETEC / ETEFV
PATRÍCIA GUIMARÃES CROSSETTICEFET/RJ
PAULO AFONSO LOPES DA SILVAInstituto Militar de Engenharia
PAULO LUIZ DA FONSECAUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PAULO RICARDO COSME BEZERRASEBRAE RN
PRISCILA ERMINIA RISCADOUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
PRISCILLA CRISTINA CABRAL RIBEIROUniversidade Federal Fluminense
RENATA GONÇALVES FAISCAUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
RICARDO FRANCA SANTOSUniversidade Federal do Rio de Janeiro
RICARDO SILVEIRA SOUSAUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
ROBSON PALHAS SARAMAGOUniversidade Federal Fluminense

ROGÉRIO BONETTE KLEPA

ROSANGELA DE LIMA GONÇALVES SAISSE   

Fatec – SP

Escola Naval RJ

SANDRA MARIA COLTREUniversidade Estadual do Oeste do Paraná
SANDRO ALBERTO VIANNA LORDELOLabCEO / UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
SARA MONALIZA SOUSA NOGUEIRAIFCE – Campus Acaraú
SERGIO LUIZ BRAGA FRANCAUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
SERGIO RICARDO DA SILVEIRA BARROSUniversidade Federal Fluminense
STELLA REGINA REIS DA COSTAUNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
TEREZA CRISTINA M P DE LIMAPONTIFICIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
UALISON REBULA DE OLIVEIRAUniversidade Federal Fluminense
VIVIANE LEITE DIAS DE MATTOSUniversidade Federal do Rio Grande: FURG