O Congresso
TEMA CENTRAL
MUDANÇAS CLIMÁTICAS E TRANSFORMAÇÃO DIGITAL: OPORTUNIDADES E DESAFIOS PARA A SUSTENTABILIDADE ORGANIZACIONAL
APRESENTAÇÃO
Desde a primeira edição, o CNEG & o INOVARSE (ISSN 1984-9354) tem se dedicado a apresentar e fomentar o diálogo e a produção científica sobre a sustentabilidade organizacional. Os eventos promovem a difusão e integração dos conhecimentos por meio de palestras, apresentações de trabalhos científicos, minicursos entre outras atividades.
Em sua 18a edição, CNEG / INOVARSE 2024 (ISSN 1984-9354) consolida-se como um dos principais eventos cientificos no Brasil a promover o diálogo e a produção científica nos campos da Gestão Organizacional Sustentável e Inovadora, estimulando a difusão e a integração de conhecimento entre as organizações e os centros de pesquisa e ensino por meio de apresentações de trabalhos científicos e minicursos. Artigos aceitos para o CNEG / INOVARSE recebem DOI e comporão os Anais CNEG / INOVARSE 2024.
Para saber mais sobre o CNEG / INOVARSE, visite: www.cneg.org
INICIATIVA
A iniciativa de realização do CNEG & INOVARSE surge da demanda latente dos ambientes empresariais e acadêmicos, carentes de trocas de conhecimentos teórico e prático no campo da Gestão Organizacional, Responsabilidade Social, Sustentabilidade, Tecnologias Limpas, Gestão de Riscos entre outros. Carência identificada por professores e pesquisadores da UFF e das diversas Instituições promotoras do evento.
Representantes das comunidades nacional, latino americana e de outros continentes incluindo: empresas, instituições de ensino superior, centros de pesquisa, agências e órgãos governamentais, organizações não governamentais, professores e alunos de graduação e pós-graduação. A previsão de participação é de aproximadamente 1300 pessoas.
METAS
Estamos no limiar da Nova Era. A Era da “sociedade da informação e do conhecimento”, a qual promove um ritmo de mudanças jamais visto por qualquer sociedade. A sociedade segue no sentido de que a realização física num processo produtivo tem importância fundamental, e a informação representa o uso do conhecimento intrínseco do ser humano com a finalidade de gerar riquezas e atribuir poder dentro de um processo produtivo, o que se contrapõe à manufatura, gerando a “mentofatura”.
Contribuir para a continuidade do desenvolvimento de tecnologias de gestão baseadas nos princípios do desenvolvimento sustentável,Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), Agenda 21, Metas do Milênio (ODM), SA 8000, ISO 26000, entre outros marcos legais e científicos direcionados à eco eficiência e responsabilidade social e ambiental nas organizações públicas, privadas e do terceiro setor.
Linhas de Pesquisas Relacionadas
Seguindo os preceitos de integração universitária, os eventos estão sendo formatados de forma a integrar-se com os seguintes projetos de pesquisa de mestrado e pós-graduação de diversas instituições:
– Riscos, Segurança de Processo e Confiabilidade
– ESG e Sustentabilidade em Organizações
– Responsabilidade Social Empresarial
– Gerência de Riscos e Meio Ambiente
– Construções e Urbanismo Sustentáveis
– Eficiência Energética
– Gestão de Resíduos
– Economia do Meio Ambiente
– Economia do Meio Ambiente Capacitação
– Educação Ambiental
– Gestão Ambiental
– Produção Limpa
– Gerência de Projetos
– Gestão Estratégica de Pessoas
– Gestão pela Qualidade Total
– Sistema de Informação
– Marketing e Produto
– Marketing e Comportamento do Consumidor
– Estudos em Engenharia Civil
– Estratégia e Competitividade
– Finanças Corporativas
– Gestão de Processos
– Gestão do Conhecimento
– Ergonomia
– Gestão da Segurança e Saúde Ocupacional
– Qualidade de Vida no Trabalho
– Gestão de Projetos Sociais
– Gestão de Serviços de Saúde
– Indicadores de Sustentabilidade
– Governança Corporativa e Ética Organizacional
– Desenvolvimento Local e Empreendedorismo
– Logística e Gestão da Cadeia de Suprimentos