Palestras

Cerimônia de Premiação

Prof. Rogério Arcuri Filho (in memoriam)

de Excelência na Produção Científica e de Reconhecimento ao Progresso da Ciência e da Sociedade
foto1
PALESTRA MAGNA

An Approach to Increase Job Satisfaction Through Workplace Spirituality

PALESTRA MAGNA

Qualidade de vida no trabalho, Tecnologias 4.0 e Sociedade 5.0.

PALESTRANTE
Ricardo Luiz Fernandes Bella

Professor de Engenharia de Produção na UFF Rio das Ostras. Doutorado em Espiritualidade nas Organizações. Tem experiência profissional em Sistemas de Gestão. Desenvolve soluções e projetos de capacitação de pessoas

PALESTRANTE
Ana Cristina Limongi-França

Professora Titular Aposentada e Ex-Pró-Reitora de Cultura e Extensão na Universidade de São Paulo. Psicóloga Organizacional e do Trabalho.

Painel 1:

Tema: Implantação dos ODS : UM DESAFIO

MEDIADOR
Renan Carriço
Renan Carriço Payer 

Mestre e Doutorando em Engenharia de Produção pela UFF. Engenheiro Químico (UERJ) e Químico Indistrial (UFF). MBA em Gestão da Produção e Qualidade. Desenvolve pesquisa na área de economia circular e transformação digital com foco em sustentabilidade (ESG e Triple Bottom Line). Atualmente é funcionário público federal na Dataprev.

PALESTRA

Desafios da Agenda 2030 na Década da Ciência Oceânica para a Sustentabilidade

PALESTRA

Sustentabilidade, desafios e tópicos emergentes

PALESTRANTE

Bianca Amorim 

Mestre em Sistemas de Gestão e Sustentabilidade Corporativa, pela Universidade Federal Fluminense-UFF. Especialista em Sistema de Gestão Integrada e Responsabilidade Social Corporativa, pela Universidade Federal Fluminense – UFF. Auditora Líder RAC de Sistema de Gestão Integrado e Responsabilidade Social (ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e SA8000). Coach, formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC).

PALESTRANTE

Rosley Anholon

Engenheiro Mecânico, Mestre, Doutor em Engenharia de Materiais e Processos de Fabricação. Todos os meus títulos foram conferidos pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Possuo experiência em Gestão das Operações, Sustentabilidade, Mecanismos de Incubação de Empresas e Ensino de Engenharia, temáticas para as quais me dedico à pesquisa. Atualmente sou docente nível MS 5.1 do Departamento de Engenharia de Manufatura e Materiais da Faculdade de Engenharia Mecânica da Unicamp em regime RDIDP (Professor Associado I)

PALESTRA

Implementação da estrutura global de indicadores: superando desafios regionais e metodológicos

PALESTRA

Governança Climática em Cidades: desafios e soluções

PALESTRANTE

Dilma Pimentel

Doutora em Engenharia Civil pela UFF na Linha de pesquisa Gestão Ambiental e Desempenho do Ambiente Construído. Possui mestrado profissional em Sistemas de Gestão e pós-graduação em Gestão de Negócios Sustentáveis pela mesma universidade.
Atua como auditora e consultora sênior em Gestão Integrada pela Otimiza e em ESG pela dss+ Consulting
Docente em cursos de pós-graduação nas áreas de Sustentabilidade, Integridade e SGInas Universidades UFF e UFRJ.

PALESTRANTE
Luciano Paez

Ambientalista, Geógrafo, Mestre em Estudos Populacionais e Pesquisas Sociais, Doutorando em Geografia na UFRJ. Professor da rede pública estadual (RJ) e privada de ensino. Também já foi gestor das Lagunas de Piratininga e Itaipu pela Prefeitura de Niterói; Coordenador do Subcomitê Lagunar Itaipu-Piratininga; Diretor-Secretário do Comitê da Bacia Hidrográfica da Baía de Guanabara e atual Secretário do Clima da cidade de Niterói, da primeira secretaria do clima em nível municipal do Brasil!

Painel 2:

Tema: ESG e Valor agregado às organizações

MEDIADOR
julio vieira

Julio Vieira Neto

Doutor em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Mestrado em Sistema de Gestão (UFF), Pós-Graduação com MBA em Organização e Estratégia, e MBA em Gestão Empresarial e Graduação em Administração de Empresas. Atualmente, é Professor Associado da Universidade Federal Fluminense lotado no Departamento de Ciências Atuariais e Finanças onde ministra as disciplinas: Dinâmica Demográfica e Métodos Quantitativos. Pesquisador do Programa de Doutorado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e do Mestrado Profissional em Sistemas de Gestão, ambos pela UFF.

PALESTRA

Gestão ESG e Geração de Valor nas Organizações

PALESTRA

A questão econômica associada aos conceitos de ESG

PALESTRANTE

Natalia Lopes

Formada em Gestão e Planejamento Ambiental, com pós-graduações em Direito e Gestão Ambiental e também em Gestão de Pessoas. Mestranda em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense, especialista em Sistemas de Gestão Integrado baseado nas ISOs 9001, 14001 e 45001 com 15 anos de experiência na área de Qualidade, Saúde, Meio Ambiente e Segurança. Atua como Gerente de Qualidade na maior empresa de navegação de apoio marítimo do mercado de Petróleo & Gás, BRAM Offshore e é membro do Comitê de ESG das empresas afiliadas do Grupo Edison Chouest no Brasil

PALESTRANTE

Flavio Ezequiel de Andrade 

Doutorando de Engenharia de Produção (UFF) e professor de Gestão de Projetos no MBA de Gestão de Negócios da UFF (PPGN), Em relação ao mercado, trabalhei em diversas empresas, dos mais variados segmentos. Atualmente trabalho em Governança e Pesquisa, em Canais de Esporte, na globo.

PALESTRA

Criação de valor nas organizações diante da perspectiva ESG - Vertente Social

PALESTRANTE
Nathalia Almeida

Mestrado em Sistemas de Gestão (UFF), Pós-Graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFRJ) e Graduação em Engenharia Química (IME), cursos de Extensão em Energias Renováveis (PUC-SP) e Gestão Estratégica de Carbono (FGV-RJ). Certificações PMP (PMI) e ITIL 4 Foundation (Axelos). Atua como Engenheira de Projetos (SBM) e Pesquisadora na área de Capital Social (Grupos de Pesquisa CNPq – UFF).

Painel 3:

Abordagens macro e micro para o Brasil: visão macro - análise dos cenários para o pós-covid. Onde o brasil encontrará maior potencial para desenvolver-se e gerar empregos. Visão micro: não jogue fora o seu dinheiro, qual a sua estratégia?

MEDIADOR
lpz_foto

Luis Perez Zotes 

Graduado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1973), com mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal Fluminense (1992) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1994). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência nas áreas da Administração Geral, com ênfase em Administração Financeira, Gestão Estratégica e Gerenciamento de Projetos.

PALESTRA

Não jogue fora o seu dinheiro, qual a sua estratégia?

PALESTRA

O Brasil Pós-Covid: tendências e incertezas quanto ao futuro

PALESTRANTE

Ivando Silva de Faria 

Autor do Livro: “Educação Financeira. Não jogue fora o seu dinheiro. Qual a sua estratégia?” EDUFF. 2021. Doutor em Economia na UFF (2010). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal Fluminense (2000). Engenheiro Civil (EVA), Pós-graduado em Mercado de Capitais – (IBMEC / FGV). Sócio quotista da Inter mercados Desenvolvimento e Consultoria. Professor de Graduação da Faculdade de Administração da UFF. Professor de Pós-Graduação do IBMEC / FGV / UFF / UFRJ - Mercados de Derivativos Financeiros, Mercados Financeiros, Finanças Corporativas, Mercado de Capitais e Avaliação de Projetos de Investimento.

PALESTRANTE

Glaucio Neves Fernandez

Engenheiro de Produção (UFF) e MBA COPPEAD/UFRJ e FGV. Sócio da empresa de consultoria Macroplan Estratégia & Analytics, com 22 anos de experiência profissional em consultoria estratégica, liderança de mais de 75 grandes projetos de consultoria nos setores público e empresarial para grandes empresas e governos. Coautor de cinco livros nos temas de digitalização, desenvolvimento e gestão estratégica.

Painel 4:

Sustentabilidade, qualidade e tecnologia da cadeia de suprimentos

MEDIADOR
eduardo

Eduardo Guaragna

Engenheiro Mecânico e Mestre em Administração pela UFRGS. Eng. de Equipamentos Petrobras Especialização em TQC -Japão e Gestão Responsável para Sustentabilidade -FDC Membro Sênior ASQ Gerente de qualidade, planejamento, saúde, segurança, pessoas e meio ambiente na Copesul/Braskem Juiz do PNQ ( 2004 a 2012) Membro do Conselho Diretor do PGQP (2002-2020) Membro do Conselho do MBC ( 2001-2007) Diretor Presidente da Academia Brasileira da Qualidade - ABQ

PALESTRA

Sustentabilidade na cadeia de suprimentos - praticando compras sustentáveis e a ISO 20400

PALESTRA

Smart and Sustainable Cities

PALESTRANTE
José Augusto Pinto de Abreu

Engenheiro Civil e mestre em Engenharia, Sócio - Diretor da Sextante Ltda (Brasil) e da SXT Consultoria Internacional (Portugal). Com mais de 35 anos de experiência, tem atuação destacada nos temas da Infraestrutura da Qualidade, dos sistemas de gestão, da sustentabilidade, da inovação e riscos. Trabalhou 10 anos na ABNT, alcançando o cargo de Diretor técnico. Em 2000 criou a Sextante, atuando como consultor nesses temas, no Brasil, em Portugal e no estrangeiro (Equador, Chile, Argentina, Paraguai, Uruguai, Alemanha, Reino Unido, Jordânia, Timor Leste, Estados Unidos e Moçambique), com empresas privadas, governos e órgãos públicos, organizações não governamentais, bem como organizações internacionais como o Banco Mundial, UNIDO, PNUMA/ONU Meio Ambiente, GIZ, USAID, dentre outras).

PALESTRANTE

André Luis Azevedo Guedes 

Doutor em Engenharia Civil, na área de concentração em Gestão, Produção e Meio-Ambiente com foco em Inovação e Smart Cities. Realizou pós-doutoramento em Administração de Empresas pela Universidade Federal Fluminense (UFF/PPGAd) na linha de Sistemas da Informação com foco em Indústria 4.0 e Smart Cities. Empreendedor, advisor e mentor - www.smart.rio.br. Diretor regional da Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas (IBRACHICS/RBCIH) para o Estado do Rio de Janeiro. Conselheiro de Inovação, Comunicação e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ) e conselheiro substituto de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) da Prefeitura Municipal de Niterói (PMN).

PALESTRA

Cadeia de Suprimentos e Impactos da Pandemia

PALESTRANTE
Annibal José Roris Rodriguez Scavarda do Carmo

Possui graduações em Engenharia de Produção e em Engenharia Elétrica de Telecomunicações, mestrado em Engenharia de Produção e doutorado em Engenharia de Produção pela PUC-Rio com doutorado sanduíche na University of Minnesota (Estados Unidos). Possui dois pós-doutorados, um na FGV (Brasil) e outro na The Ohio State University (Estados Unidos). Atualmente é Professor da Engenharia de Produção da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e é membro do quadro permanente dos Programas de Pós-graduação em Engenharia de Produção do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca e da Universidade Federal Fluminense e do Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Painel 5:

O olhar interdisciplinar sobre a pesquisa em gestão organizacional: Recompondo a paisagem

MEDIADOR
3cddc653-2cda-4115-8e8f-aa4245b819e0
Emmanuel Paiva de Andrade

Professor Titular da UFF; coordenador do GECOPI - Grupo de Pesquisa em Conhecimento, Pessoas e Inovação e professor no Programa Interdisciplinar de Sistemas de Gestão Sustentáveis da UFF.

PAINELISTA
Célia von Kriiger

Doutoranda no Programa de Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social (EICOS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Sistemas de Gestão da UFF, é também, Professional & Self Coach e Analista Comportamental formada pelo Instituto Brasileiro de Coaching (IBC) e atua há 32 anos em Gestão de Pessoas.

PAINELISTA
Elisabeth Flavia R. Oliveira da Motta 

Doutoranda em Sistemas de Gestão Sustentáveis na Universidade Federal Fluminense; Mestrado Profissional em Sistema de Gestão; Especialização em Ciências dos Medicamentos e Alimentos (2005) pela Universidade Federal Fluminense.

 

PAINELISTA
Fabricio Batista de Oliveira

Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis, mestre em Sistemas de Gestão pela UFF e MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas, com extensão pela University of California, Irvine/EUA. Atualmente é Dono da empresa Fowler,  e professor dos Cursos de Gestão e Empreendedorismo da graduação e pós graduação do Descomplica e Professor de Empreendedorismo do MBA em ESG na Prática da ESPM

PAINELISTA
Jean Carlos Machado Alves  

É Pós-Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis pela UFF; Doutor em Sistemas de Gestão Sustentáveis; Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Maria - UFSM. Atualmente é professor do Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal de Ouro Preto, campus João Monlevade está na coordenação nacional e regional da Rede Universitária de Incubadoras Tecnológicas de Cooperativas Populares - ITCPs representando o sudeste.

PAINELISTA
João Carlos Cândido

Doutorando em Sistemas de Gestão Sustentáveis, graduado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e mestrado em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atuou na Administração pública direta e indireta por mais de 15 anos. Atuou na administração privada nas áreas de Desenvolvimento Organizacional e Gestão da Estratégia e ministra aulas no tema de Cultura Organizacional em MBA. Atua como coach e consultor organizacional.

PAINELISTA
Marcello Bório  

Mestre em Sistemas de Gestão Sustentáveis, atuou como executivo sênior e  consultor em organizações de diversos segmentos e portes. É, atualmente, professor, consultor e conselheiro independente em organizações dos segmentos de óleo e gás, bens de consumo, tecnologia e saúde.

PAINELISTA
Maria Augusta Seixas

Maria Augusta Seixas é doutoranda em Sistemas de Gestão Sustentáveis na Universidade Federal Fluminense (com pesquisa em Responsabilidade Social na universidade). Tem formação acadêmica em comunicação social e serviço social e  mestrado em Sistemas de Gestão Sustentáveis e trabalha com jornalismo e comunicação empresarial há 25 anos, com experiência em organizações privadas, públicas e de economia mista.

PAINELISTA
Neide Lucia de Oliveira Almeida  

Neide Lúcia de Oliveira Almeida é Doutora em Sistemas de Gestão Sustentável, com foco em Responsabilidade Social Corporativa, Diversidade e Inclusão (UFF, 2022). Atua como consultora empresarial e professora multidisciplinar.

PAINELISTA
Samira Santos

Arquiteta especialista em Sociologia Urbana e atualmente doutoranda em arquitetura; com especialização e mestrado voltados à gestão de projetos.